OBRAS & CONSTRUÇÃOXXI: 5 materiais tendência na construção de casas em 2024
A sustentabilidade é um tema que tem trazido mudanças também na área da construção. Prova disso é que cada vez mais há um interesse acrescido em materiais de construção mais ecológicos e igualmente económicos. A verdade é que a utilização destes materiais é uma escolha vantajosa a longo prazo, e que tenderá a ser um óptimo investimento, uma vez que haverá maior valorização do imóvel.
Madeira
Nos últimos anos tem-se registado um aumento na popularidade das casas de madeira. Esta tendência está progressivamente a afirmar-se como uma alternativa aos métodos tradicionais, principalmente num momento de crise na habitação e aumento dos preços dos materiais de construção.
Tijolos de cânhamo
São uma alternativa sustentável e eficiente em relação ao tijolo normal. Têm um excelente isolamento térmico e são produzidos de forma ecológica, reduzindo a pegada de carbono na construção.
Microcimento
É um material extremamente impermeável, aderente, resistente e versátil, sob a forma de revestimento liso, muito usado para fins decorativos e que não exige a aplicação de juntas, permitindo o revestimento de grandes superfícies. É composto por partículas mais finas de cimento, resinas de base aquosa e pigmentos minerais.
Argamassa de argila
Este material pode ser utilizado de duas formas distintas: como revestimento ou para unir blocos, funcionando tal como o cimento e, portanto, sendo o seu substituto ideal e mais económico. Os acabamentos finais alcançados são tão bons como os tradicionais, além de que é super-resistente à humidade e promove excelentes desempenhos em termos acústicos.
Betão polido
A aparência de superfície lisa faz as delícias de muitos compradores, e tem sido uma tendência muito pedida.
Painéis e telhas solares
A eficiência energética tem cada vez maior importância, verificando-se um padrão na adopção destas opções de energia renovável. Além dos painéis (que têm sido um dos mais populares no que toca a energias renováveis), as telhas solares são muito resistentes e sustentáveis, enquanto geram energia suficiente para as necessidades de cada pessoa.
Uso de IA e drones
Na era da Inteligência Artificial, os drones podem facilitar o acompanhamento e evolução da obra, desde a fase anterior à construção, e permite também o registo de infraestruturas existentes para ver o que pode ser melhorado.
Isolamento térmico e acústico
A preocupação com o conforto vem aliada à sustentabilidade e esta é uma tendência que veio para ficar. Desde a aplicação de materiais isolantes no chão, com o objectivo de aquecer a divisão, ou nas paredes, a cortiça ou a lã de rocha são boas opções neste campo. Claro que apostar também na utilização de vidros duplos também ajuda a reduzir o barulho exterior.
Construção modular
Vai ser muito recorrente a construção de casas modulares, casas passivas, casas pré-fabricadas, por serem muito mais sustentáveis e eficientes a longo prazo, uma vez que é uma óptima alternativa para reduzir custos na construção de uma casa.
3D
As primeiras casas 3D já chegaram a Portugal. Esta inovação traduz-se num avanço que pode revolucionar a forma como são construídas as habitações, permitindo responder às vulnerabilidades do setor da habitação, nomeadamente no que diz respeito à falta de casas no mercado face à procura. Demoram muito menos tempo a ficar prontas e proporcionam muito conforto.
NOTA : Se pretender comentar, terá de se inscrever no Blog, pois somente membros deste blog podem publicar comentários.
Facebook / Grupo de Whatsapp / Instagram / Whatsapp
Endereço electrónico - obraseconstrucaoxxi@gmail.com
#obras #construcao #construcaocivil #tendencias #tendenciasconstrução #casaschavenamao #dicas #remodelaracasa #reformaracasa #remodelação #unirapartamentos #materiais #reformadecasas #reabilitacaourbana #obrasemcasa #aiccopn #portugal #construirereabilitar #obraseconstrucao #obraseconstrucaoxxi
Comentários
Enviar um comentário