OBRAS & CONSTRUÇÃO XXI: Um armazém do século XIX em Copenhaga convertido em apartamentos...
Os portos e outros canais marítimos têm sido locais essenciais para o comércio desde tempos antigos. Com o aumento dos embarques, os produtos precisavam ser protegidos das intempéries e vários armazéns foram construídos para esse fim. Todas estas infraestruturas portuárias deram origem a um rico património de locais que estão agora abertos aos cidadãos.
A recuperação destes locais permitiu transformá-los em espaços funcionais, respeitando o seu passado e proporcionando um design contemporâneo que os revaloriza. Um bom exemplo disso é o armazém Strandgade em Copenhaga, na Dinamarca, que foi reconvertido para habitação.
A importância de revitalizar espaços históricos
O armazém Strandgade, declarado monumento histórico e renovado pelo designer dinamarquês David Thulstrup, está localizado perto do canal Christianshavn, em Copenhaga, e é um excelente exemplo de como a arquitetura pode harmonizar história e modernidade, oferecendo quatro apartamentos que combinam design moderno e respeito pela herança industrial. A história remonta a 1805, quando era usado para preservar e secar peles de animais.
Para a reforma, Thulstrup optou por materiais naturais e técnicas tradicionais para destacar os elementos originais do edifício. As vigas estruturais de pinho, depois de anos cobertas com camadas de tinta e resina, foram cuidadosamente descascadas à mão para revelar a sua beleza. De acordo com o designer.
O projecto também se adapta às limitações impostas pelo status de edifício histórico. As paredes estruturais de tijolos foram mantidas e cobertas com "puds", um gesso de argila natural feito de gesso e areia. Cada um dos quatro apartamentos, medindo 220 m2, tem um layout de plano aberto.
Dois cubos funcionais foram instalados no centro de cada unidade: um para as cozinhas e casas de banho, o outro para as escadas.
Os acabamentos interiores reflectem o passado do edifício. Cores terrosas, cinzas suaves e madeiras claras dominam a paleta, enquanto móveis como um sofá-cama com padrão de vaca e cadeiras estofadas em couro branco evocam o vínculo histórico com o comércio de peles, combinando design moderno e respeito pela herança industrial.
Elementos modernos e funcionais para a vida contemporânea
O projecto também se distingue pela integração de elementos modernos que complementam o carácter histórico. O granito báltico, originalmente usado como base de suporte do edifício, foi reutilizado para revestir as paredes da casa de banho, adicionando um toque de luxo.
Segundo o designer, "tratava-se de elevar tudo: poderíamos ter escolhido uma banheira padrão, mas fazê-la a partir de um bloco sólido da mesma pedra do edifício original conecta-a diretamente à história".
NOTA : Se pretender comentar, terá de se inscrever no Blog, pois somente membros deste blog podem publicar comentários.
Facebook / Grupo de Whatsapp / Instagram / Whatsapp
Endereço electrónico - obraseconstrucaoxxi@gmail.com
#obras #construcao #construcaocivil #tendencias #tendenciasconstrução #casaschavenamao #dicas #remodelaracozinha #reformaracasa #remodelação #armazém #seculoxix #copenhaga #dinamarca #denmark #imóveisconvertidos #producaonaconstrucao #materiais #reformadecasas #reabilitacaourbana #obrasemcasa #aiccopn #portugal #construirereabilitar #obraseconstrucao #obraseconstrucaoxxi
Comentários
Enviar um comentário