OBRAS & CONSTRUÇÃO XXI: Humidade na casa de banho - as formas de acabar com este problema



humidade na casa de banho é um problema frequente que, se não for devidamente controlado, pode resultar no aparecimento de bolor, odores desagradáveis e até impactar a saúde e o conforto, não só desta divisão, mas também de outras áreas da casa.

Além disso, a acumulação de humidade pode comprometer a integridade de superfícies e materiais, reduzindo a durabilidade de azulejos, móveis e pinturas. Se este é actualmente um desafio que enfrenta, é essencial identificar as causas da humidade e implementar as soluções certas para prevenir e resolver o problema de forma correcta.

Humidade na casa de banho: como resolver



Cada caso é um caso, mas a verdade é que resolver a humidade na casa de banho exige um diagnóstico preciso e soluções adaptadas ao tipo de problema. Ao eliminar a humidade da casa de banho, estará a prevenir danos irreparáveis nas paredes e nos móveis e a melhorar a qualidade do ar. Aqui tem algumas estratégias práticas para resolver as situações mais comuns:

  • Vinagre branco como solução natural: pulverize vinagre branco directamente sobre as áreas com bolor, deixe actuar durante 1 hora e esfregue com uma esponja ou uma escova de dentes velha. O vinagre tem propriedades antifúngicas e é uma opção ecológica e segura;
  • Bicarbonato de sódio: para uma limpeza profunda pode misturar bicarbonato de sódio com água até formar uma pasta e aplicar sobre o bolor. Esfregue com uma escova e enxague bem. Esta solução remove o bolor e neutraliza os odores causados pela humidade;
  • Água oxigenada: poderá pulverizar uma solução de 3% de água oxigenada nas áreas afectadas da casa de banho. Deixe actuar entre 10 a 15 minutos e limpa com um pano húmido. Esta alternativa é eficaz para eliminar fungos e higienizar as superfícies;
  • Mistura de lixívia e água: há também quem prefira lixívia, que costuma ser eficaz na limpeza mais robusta da casa. Poderá utilizar uma solução de lixívia e água (1 parte de lixívia para 3 partes de água) ou um produto antifúngico específico. Limpe as áreas afectadas cuidadosamente e enxague bem para remover todos os resíduos;
  • Tinta ou revestimentos anti-humidade: para evitar que o bolor volte, convém pintar as paredes e os tectos com tinta anti-condensação ou aplique revestimentos impermeabilizantes com conservantes antifúngicos. Estes produtos criam uma barreira contra a humidade.

Adoptar estas medidas para eliminar a humidade permitirá que mantenha a sua casa de banho limpa e livre de bolor. Para além da pintura reforçada, pode investir em ferramentas tecnológicas que o(a) ajudam a monitorizar e controlar os níveis de humidade de forma eficiente. Por exemplo, um detector de humidade com visor LCD é uma excelente opção, já que exibe o nível de humidade num gráfico de barras, facilitando a análise em tempo real.

Outra alternativa interessante são os dispositivos inteligentes para o lar, como o HomePod de 2.ª Geração, que não só reproduz música, mas também analisa o nível de humidade e a temperatura no ambiente. Este tipo de tecnologia permite-lhe ajustar rapidamente a ventilação ou ligar um desumidificador inteligente sempre que necessário.

Como ventilar uma casa de banho?

Uma casa de banho sem humidade é definitivamente um espaço bem ventilado. Existem diversas maneiras para garantir uma boa circulação de ar. A ventilação natural, por exemplo, pode ser realizada ao abrir janelas regularmente, o que permite a entrada de ar fresco, e ao manter a porta aberta após o banho, o que facilita a circulação do ar. 



Várias plantas são também eficazes para melhorar a qualidade do ar e controlar a humidade em casas de banho. As mais recomendadas são o lírio-da-paz, samambaia, espada-de-São-Jorge, Jibóia e Aloe vera. Esta última, além de se adaptar bem a casas de banho, possui propriedades benéficas para a pele e pode ser usada como um hidratante depois do banho.

 Se estiver a considerar uma renovação da casa de banho, deverá considerar a inclusão de uma janela para optimizar a ventilação natural e garantir um espaço mais arejado.

Como evitar bolor na casa de banho?

A primeira coisa a fazer para evitar o bolor na casa de banho é, após o duche, abrir as janelas e portas para equilibrar a temperatura e reduzir a humidade causada pelo vapor de água. Este simples gesto ajuda a evitar a acumulação de humidade nas superfícies. Pode também:

  • Instalar janelas com vidro duplo para minimizar a diferença de temperatura entre o interior e o exterior. Este investimento não só melhora o isolamento térmico como também reduz a formação de humidade na casa de banho;
  • Se a sua casa de banho não tem janelas, pode comprar um ventilador extractor. Utilize-o durante e após o banho para eliminar o excesso de humidade e manter o ambiente seco; 
  • Use espelhos anti-condensação para prevenir a acumulação de vapor e bolor. Adicionalmente, um desumidificador é uma solução prática e silenciosa para retirar a humidade em excesso, beneficiando não só a casa de banho como toda a casa.

E sabia que o sal grosso pode ser o seu maior aliado? Este ingrediente comum tem propriedades naturais para absorver humidade. Basta colocá-lo em recipientes abertos em áreas estratégicas da casa de banho para ajudar a manter o ambiente seco. Temos a certeza que nunca mais verá as paredes com bolor em casa com estas dicas. 

NOTA : Se pretender comentar, terá de se inscrever no Blog, pois somente membros deste blog podem publicar comentários.

Facebook / Grupo de Whatsapp / Instagram / Whatsapp 

Endereço electrónico - obraseconstrucaoxxi@gmail.com

#obras #construcao #construcaocivil #tendencias #tendenciasconstrução #casaschavenamao #dicas #remodelaracasa #remodelarumacasaantga #habitaçãodesonho #remodelaçãototal #renovaçãototal #reformaracasa #humidade #probema #resolverumproblema #casadebanho #remodelação #produçãonaconstrução #novembro #materiais #reformadecasas #reabilitacaourbana #obrasemcasa #aiccopn #portugal #construirereabilitar #obraseconstrucao #obraseconstrucaoxxi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OBRAS & CONSTRUÇÃO XXI: Fogos licenciados em novas construções crescem 26,3%

OBRAS & CONSTRUÇÃO XXI: Como identificar e reparar fissuras no tecto de casa

OBRAS & CONTRUÇÃO XXI: Remodelar o sótão - o que fazer com a divisão extra da casa?