OBRAS & CONTRUÇÃO XXI: Como limpar a piscina e dizer adeus à água verde - guia prático
Está calor e a sua piscina está com água verde, turva ou a cheirar mal? Não entre em pânico: com este guia rápido e eficaz, vai aprender a limpá-la e mantê-la sempre cristalina.
Explicamos como fazer a limpeza da piscina, que produtos usar pela primeira vez e quantas horas deve funcionar a bomba para garantir uma água que convida a mergulhos.
Como limpar a piscina e evitar que a água fique verde?
Quando o calor aperta, a ideia de um mergulho refrescante ocorre-nos a todos. Mas se tem uma piscina em casa, é ainda mais fácil. No entanto, com o passar do tempo, pode deparar-se com algumas surpresas menos agradáveis: água turva, verde ou com mau cheiro que são capazes de dar cabo de qualquer experiência. Então qual é a solução?
Limpeza semanal: é essencial
Manter a piscina limpa todas as semanas é fundamental para que a água esteja totalmente livre de germes, bactérias e algas. Aqui ficam os principais cuidados a ter independentemente da altura do ano:
Retire as folhas e os detritos todos os dias: use um camaroeiro com cabo telescópico para alcançar todos os cantos e evitar que a sujidade se acumule no fundo;
Escove o revestimento da piscina semanalmente: remova as algas e a sujidade das paredes, do fundo e dos acessórios como escadas ou corrimões;
Aspire o fundo da piscina com filtragem: uma vez seguidos os passos certos conseguirá aspirar sem desperdiçar água, mantendo o sistema eficaz e económico;
Limpe os skimmers e o pré-filtro: garanta que os detritos flutuantes são bem recolhidos e mantém o nível da água correcto;
Verifique o funcionamento da bomba: certifique-se de que o sistema de circulação está limpo e a funcionar bem para maximizar a acção dos produtos;
Lave ou troque a areia do filtro: faça uma retrolavagem semanal e substituia a areia a cada dois anos, ou quando estiver endurecida.
Deve também verificar o pH da água da piscina, o nível de cloro e a alcalinidade. Por último, aplique cloro e produtos adequados para prevenir a formação de algas dentro da sua piscina.
Como tratar a água da piscina pela primeira vez?
Se se está a perguntar como fazer o tratamento da água da piscina, uma das questões mais importantes é qual a ordem correcta dos produtos para limpar a piscina?
A sequência adequada garante que a água fique cristalina, saudável e livre de contaminações. Aqui está a ordem recomendada dos produtos e suas respectivas funções:
1. Floculante ou clarificante: usa-se para agregar impurezas finas e facilitar a sua remoção;
2. Cloro, sal ou bromo: estes são os agentes responsáveis pela desinfecção da água;
3. Algicida (ou antialgas): aplica-se para prevenir o aparecimento de algas que deixam a piscina verde;
4. Corrector de PH: após os primeiros tratamentos, meça o PH da água. Se estiver alto, usa um redutor de PH. Por sua vez, se estiver baixo, aplique carbonato de sódio para equilibrar. O ideal é manter o PH da piscina entre 7,0 e 7,4.
Bomba da piscina: quantas horas deve funcionar?
Para garantir uma água limpa e segura, a bomba da piscina deve funcionar o tempo suficiente para que todo o volume de água passe pelo filtro pelo menos uma vez por dia (o tempo conhecido como taxa de rotação).
* A duração ideal depende do tamanho da piscina, da potência da bomba e do sistema de filtragem.
* Regra geral, recomenda-se que a bomba funcione entre 6 a 12 horas por dia, sendo 8 horas o valor médio mais comum.
No entanto, deixar a bomba ligada por mais tempo do que o necessário aumenta o consumo de energia, aumentará a sua factura de electricidade e acelera o desgaste do equipamento.
Portanto, deve procurar conhecer a taxa de rotação da sua piscina e ajustar o funcionamento da bomba para manter a eficiência energética sem comprometer a qualidade da água.
Cuidados extra com a piscina no Verão
Durante o Verão deverá reforçar os cuidados com a água da piscina, uma vez que o calor e a maior utilização favorecem a proliferação de algas e bactérias.
A limpeza física torna-se igualmente mais importante nesta altura do ano. Deve-se reforçar a aplicação de algicida preventivo, especialmente durante ondas de calor ou em dias consecutivos de muito uso, para evitar o aparecimento de algas verdes.
Outra medida útil é usar uma cobertura quando a piscina não estiver a ser utilizada. Irá ajudar a manter a temperatura da água equilibrada, reduzir a evaporação e impedir que sujidade se acumule.
Sempre que notar alterações na cor ou transparência da água, ou surgirem dúvidas quanto aos produtos a utilizar, deverá contactar um profissional ou equipa técnica especializada para que se possam dirigir à sua casa com a maior brevidade possível.
NOTA : Se pretender comentar, terá de se inscrever no Blog, pois somente membros deste blog podem publicar comentários.
Facebook / Grupo de Whatsapp / Instagram / Whatsapp
Contactos: +351 913 335 560 / obraseconstrucaoxxi@gmail.com / @nuno_miguelgarrido
#obras #construcao #construcaocivil #tendencias #tendenciasconstrução #casaschavenamao #dicas #remodelaracasa #remodelaçãototal #renovaçãototal #terraço #terrace #luxo #luxury #requinte #reformaracasa #remodelação #aguaverde #guiapratico #producaonaconstrucao #materiais #reformadecasas #reabilitacaourbana #obrasemcasa #piscina #pool #verao #summer #aiccopn #portugal #construirereabilitar #obraseconstrucao #obraseconstrucaoxxi
Comentários
Enviar um comentário