OBRAS & CONSTRUÇÃO XXI: Licenciamentos de construções novas aumentam 30,5% no 1º trimestre



No arranque do ano, verificou-se um crescimento de 30,5% no número de fogos licenciados para construções novas, totalizando 9.804 novas habitações. De acordo com a Síntese Estatística da Habitação da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), até Março, o número de licenças para construção e reabilitação de edifícios habitacionais emitidas registou um aumento de 18,1%, em termos homólogos.

No primeiro trimestre do ano, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 942,8 milhares de toneladas, o que representa uma redução de 2,3% face ao mesmo período do ano anterior. Em Março, o montante de novo crédito à habitação concedido pelas instituições financeiras, excluindo renegociações, registou um acréscimo de 41%, totalizando 5.235 milhões de euros.

No que concerne à taxa de juro do crédito à habitação, esta fixou-se em 3,74%, traduzindo uma redução de 88 pontos base em comparação com o período homólogo. No terceiro mês deste ano, o valor mediano da habitação, apurado para efeitos de avaliação bancária, registou uma valorização homóloga de 16,9%, decorrente de acréscimos de 17,7% no segmento dos apartamentos e de 10,5% no das moradias.

Península de Setúbal

A AICCOPN analisou a evolução do mercado na Península de Setúbal, destacando que, nos 12 meses terminados em março de 2025, foram licenciados 2.223 fogos em construções novas, o que representa um aumento de 7,9% face aos 2.060 alojamentos licenciados no período homólogo anterior. Do total de fogos licenciados, 7% correspondiam a tipologias T0 ou T1, 23% a T2, 48% a T3 e 22% a T4 ou superior. No que respeita ao valor de avaliação bancária da habitação, observou-se, nesta região, uma variação homóloga de 18,5% em março de 2025.

Facebook / Grupo de Whatsapp / Instagram / Whatsapp 

Contactos: +351 913 335 560 / obraseconstrucaoxxi@gmail.com / @nuno_miguelgarrido

#obras #construcao #construcaocivil #tendencias #tendenciasconstrução #casaschavenamao #dicas #remodelaracasa #reformaracasa #remodelação #licenças #licençasparaconstrução #construçãonova #reabilitaçãohabitacional #producaonaconstrucao #materiais #reformadecasas #reabilitacaourbana #obrasemcasa #aiccopn #portugal #construirereabilitar #obraseconstrucao #obraseconstrucaoxxi

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OBRAS & CONSTRUÇÃO XXI: Fogos licenciados em novas construções crescem 26,3%

OBRAS & CONSTRUÇÃO XXI: Como identificar e reparar fissuras no tecto de casa

OBRAS & CONTRUÇÃO XXI: Remodelar o sótão - o que fazer com a divisão extra da casa?