OBRAS & CONSTRUÇÃO XXI: Remodelar casas antigas de forma sustentável - dicas e conselhos úteis
Reabilitar ou renovar uma casa antiga, tornando-a mais sustentável e eficiente energeticamente, pode ser uma dor de cabeça, bem como significar um avultado investimento financeiro. Mas há apoios e benefícios importantes a ter em conta na hora de dar resposta à pobreza energética na qual se encontram as habitações de muitos portugueses. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana.
Caso prático: Comprámos uma vivenda muito antiga, desabitada e a precisar urgentemente de uma renovação total. Queremos reparar e remodelar a casa de forma sustentável e o mais eficiente possível, aproveitando para a tornar a mais confortável e “poupada” possível. O que nos aconselham?
Resposta: O vosso plano de remodelação e reparação deixa-nos muito animados, por saber que os cidadãos têm preocupações ambientais, além das óbvias económicas.
Na verdade, em Portugal não existem metas ambientais para o tema em específico, existem, no entanto, metas sociais e políticas que pretendem solucionar esta crise, através da promoção de eficiência energética no domínio da habitação.
A Deco tem defendido os interesses dos consumidores nestas matérias ao desenvolver vários projectos e parcerias. O projeto RAISE-PT é um deles.
O RAISE-PT tem debatido e trabalhado em diferentes áreas, nomeadamente no combate à pobreza energética na habitação, uma das maiores crises do sistema energético em Portugal e na Europa. No caso português, a dificuldade em implementar projectos, quer seja por falta de recursos ou por temas burocráticos, tem sido grande, levando até os portugueses a recuar nas suas intenções de remodelação das suas casas.
O RAISE-PT, através de acções sobre o design passivo (janelas de vidro duplo, isolação de edifícios, entre outros) e sobre o design activo (solar térmico, bombas de calor, ar condicionado, entre outros) dos edifícios, tem agitado a opinião pública e envolvido diversos interessados no tema.
O objectivo é facilitar a implementação de projectos e investimentos no domínio da habitação de forma a resolver a presente crise. Uma das estratégias-chave é promover a eficiência energética e o uso de fontes de energia limpa.
O financiamento da transição para a energia limpa requer investimentos. Infelizmente, as atuais barreiras de mercado estão a dificultar a realização do investimento necessário para garantir a transição energética.
Estamos certos de que poderão saber mais sobre apoios e benefícios com a nossa equipa.
O RAISE-PT está ao vosso dispor!
Facebook / Grupo de Whatsapp / Instagram / Whatsapp
Contactos: +351 913 335 560 / obraseconstrucaoxxi@gmail.com / @nuno_miguelgarrido
#obras #construcao #construcaocivil #tendencias #tendenciasconstrução #casaschavenamao #dicas #conselhosuteis #remodelaracasa #reformaracasa #remodelação #licenças #licençasparaconstrução #construçãonova #reabilitaçãohabitacional #producaonaconstrucao #materiais #reformadecasas #casasantigas #sustentavel #reabilitacaourbana #obrasemcasa #aiccopn #portugal #construirereabilitar #obraseconstrucao #obraseconstrucaoxxi
Comentários
Enviar um comentário